Museus e relicários



MUSEUS CONTAM A HISTÓRIA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA


Do jornal O Norte Fluminense
Até o momento, podem ser constatados 9 (nove) museus que se propõem a preservar vários aspectos da história de Bom Jesus do Itabapoana.

As iniciativas, quando vistas em seu aspecto global, revelam uma característica própria do bonjesuense, que é a devoção à sua história.

Segue a relação colacionada pelo jornal O Norte Fluminense.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

MUSEU DA IMAGEM 
(PIRAPETINGA DE BOM JESUS)

O Museu da Imagem, localizado no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus, foi fundado em 2 de dezembro de 1993, e completará, em dezembro, 25 anos de profícua existência. Idealizado por Norberto Seródio Boechat, considerado um dos gênios de nossa literatura, é seu atual presidente, tendo sua irmã, Maria Lúcia Seródio Boechat, como diretora de manutenção.
O Museu tem sido objeto de visita por parte de inúmeros alunos e conta com peças raras, como objetos da época da escravatura, em meio a um ambiente paradisíaco.

 
ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS (ECLB)

O  Colégio Rio Branco funcionou entre 1920 e 2010. Em 12 de agosto de 2011, tornou-se o Espaço Cultural Luciano Bastos, mantido pelos filhos do educador, advogado e político. A entidade conta com o acervo do educandário e com o Museu da Imprensa. Várias relíquias podem ser encontradas ali, como a máquina francesa Alauzet, do século XIX e os originais dos primeiros jornais de nosso município.


MUSEU DA FAMÍLIA DECIMONI, EM CALHEIROS

Conhecido como Museu da Alcedina, o Museu é mantido, há mais de 10 anos, por Dejair Decimoni, esposo, e filhos de Alcedina Clara da Conceição Decimoni, no distrito de Calheiros.
Alcedina sempre teve o costume de colecionar objetos antigos. Após seu falecimento, os familiares resolveram fundar o Museu da Alcedina, para preservar sua memória.


MUSEU DA ASDRUC 

O MUSEU DA ASDRUC (Associação do Desenvolvimento Rural e Urbano de Calheiros) foi fundado em 13 de junho de 2007 e integra o acervo da Casa da Cultura, localizada em prédio onde funcionou a primeira delegacia do distrito de Calheiros. 


MEMORIAL GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA, NO SÍTIO RIO PRETO

O Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, localizado no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, onde nasceram os ex-governadores, foi fundado no dia 8 de agosto de 2016. Tratou-se de um evento histórico para o município, que contou com a presença de personalidades de nossa história.

Durante a solenidade de inauguração, estiveram presentes: 
Ismélia Saad Silveira, nossa Eterna Primeira Dama, viúva de Roberto Silveira, sua filha Dora Saad Silveira e sua irmã Mariam Saad Salma, Badger Teixeira da Silveira Filho, Cristina Silveira e José Ferraiolo Silveira, filhos de Badger Silveira e Renée Ferraiolo Silveira, Luana Silveira Teixeira, neta de Badger Silveira, Marilu Silveira Bueno, filha de Dinah Silveira, irmã de Roberto, Badger e Zequinha Silveira, Wilma Teixeira Martins Coutinho, que trabalhou nos Gabinetes dos Governadores Roberto e Badger Silveira, Sandra das Graças Monteiro e Maria Lúcia Rutter Mattos, amigas da família de Badger Silveira, Maurício Alcântara Guimarães, Cinematografista Oficial dos Governos Roberto e Badger Silveira, sua esposa Sandra Maria Araújo da Fonseca e Luitgarde Cavalcante, Doutora em Ciências Sociais e Pós-Doutorada em Antropologia e Ciência das Letras, professora aposentada da UFRJ e UERJ.


MUSEU DA CERÂMICA

O Museu da Cerâmica foi fundado em 9 de agosto de 2014 e está instalado no local onde funciona a Cerâmica Bom Jesus, que foi fundada por Floriano Teles Guimarães em 1937 e, hoje, é administrada por seu sobrinho Nivaldo Braga Guimarães.

O seu acervo conta com um forno e um torno mecânico da década de 1930, que contribuíram para o desenvolvimento de nosso município. Compõem o acervo, ainda, entre outras preciosidades, uma telha feita no século XIX, na coxa de escravos, e tijolos da década de 1940.


MEMORIAL CORONEL QUINCA BENTO E PADRE ANTÔNIO ALVES DE SIQUEIRA, NO ARRAIAL NOVO

O Memorial Coronel Quinca Bento e Padre Antônio Alves de Siqueira, fundado em 8 de junho de 2015, está assentado em um antigo coreto localizado no Arraial Novo e resgata a história de Quinca Bento, o desbravador da região, assim como do padre que orientou espiritualmente a família.


MUSEU DO SHOW, EM MUTUM DE BAIXO

O Museu do Show está localizado em Mutum de Baixo e foi fundado no dia 10 de agosto de 2014, por Sérgio Rocha Inácio, conhecido como "Show". O Museu está inserido em um ambiente que mescla lanchonete, hospedagem e uma paisagem deslumbrante.


MUSEU DA CACHAÇA VELHA MATINHA, EM MATTINHOS

Peças de engenho do século XIX são algumas das relíquias que tornam o Museu da Cachaça Velha Matinha, localizado em Mattinhos, um autêntico museu a céu aberto.
Fundado por Luciano Nunes, de família tradicional de nosso município, o acervo conta com relíquias, como peças oriundas da Inglaterra, Alemanha, França e Estados Unidos.